Olá,
Obrigado pelo interesse em receber materiais relacionados a Search Funds!
Quando fiz essa lista de materiais para um amigo, o objetivo foi consolidar informações para ajudá-lo a entender essa classe de ativos: como funciona um Search Fund, a evolução do mercado internacional e no Brasil, perfis de empreendedores e investidores, riscos e retornos esperados, entre outros dados relevantes. Inicialmente, não planejava compartilhar esse material com um público mais amplo.
Alguns meses depois, fui convidado a falar sobre Search Funds no Clube da Harvard Business School. Achei que seria uma ótima oportunidade para apresentar o modelo a um público qualificado e aceitei. Surpreendentemente, o evento ficou lotado, com alto engajamento, ultrapassando o tempo previsto nas perguntas e respostas. Fiquei impressionado com a quantidade e qualidade das pessoas interessadas, tanto como operadores quanto investidores. No fim do evento, lembrei da lista que fiz para meu amigo e perguntei quem queria receber - a maioria levantou a mão. No mesmo dia, fiz um post no Linkedin sobre o evento e repeti a pergunta. O resultado foi surpreendente: mais de 200 pessoas me mandaram mensagens.
Por um lado, incrível o nível de interesse sobre Search Funds. Por outro, imediatamente surgiu a necessidade de atualizar, filtrar e melhorar essa lista. Além disso, outro obstáculo - se eu mandar mais de 200 e-mails para pessoas “do nada”, o Gmail me bloqueia na hora e/ou as mensagens vão para o Spam. Surgiu então a ideia dessa Newsletter!
O objetivo desta Newsletter será enviar conteúdo informativo sobre Search Funds, com um foco no mercado brasileiro. Desde informação sobre estudos de mercado, eventos, informações de novos Search Funds sendo levantados, aquisições e vendas de empresas no modelo de Search Fund, entrevistas, entre outros. Se você tiver conhecidos interessados na classe de ativos, fique a vontade para encaminhar o material e indicar esta Newsletter.
Sobre a lista, vamos lá.
1. Stanford GSB - 2024 Search Fund Study
Este é o primeiro material introdutório que recomendo ler. Ele oferece um overview do modelo e do mercado, focando nos EUA e Canadá. A cada 2 anos, Stanford publica um estudo com informações como número de Search Funds, aquisições, saídas, performance, métricas de aquisição, indústrias, dados de salário e equity, distribuição geográfica, modelos alternativos e outros indicadores sobre a evolução e performance da classe de ativos.
Neste post, resumi os highlights do estudo, comparando com edições anteriores e compartilhando minha visão sobre a evolução do mercado. Vale a pena ler.
2. Search Fund Primer
Esse material é a “bíblia” do Search Fund, focado no empreendedor que deseja levantar um Search Fund. Com 65 páginas e muitos exhibits e materiais complementares, aborda elementos como a perspectiva pessoal, fundraising, economics, busca/originação de empresas, avaliação de empresa target e plano de transição. A leitura e o aprofundamento desse material são essenciais para quem quer levantar um Search Fund ou investir nessa classe de ativos.
3. IESE - 2022 International Search Fund Study
Esse estudo segue a mesma linha do Stanford GSB Study, mas foca em mercados fora dos EUA e Canadá. Aborda os mesmos indicadores e análises, mas as informações são consolidadas globalmente, o que torna as conclusões menos precisas devido às diferentes dinâmicas e maturidades dos mercados. Além disso, o estudo é de 2 anos atrás (ainda não foi atualizado em 2024), e o mercado mudou muito desde então. Mesmo assim, vale a leitura para entender o crescimento global do mercado.
4. Artigo de Harvard Business Review: Buying your way into entrepreneurship
Escrito pelos professores Richard Ruback e Royce Yudkoff, o artigo compara a carreira de Search Fund com outras opções, como consultoria, mercado financeiro e startups, avaliando seus prós e contras. O material também ilustra o processo de busca, compra e transição com exemplos reais, sob a ótica de alguns deals em que os professores participaram.
Obs. Duas das minhas aulas preferidas do MBA de Harvard foram sobre Search Funds. Abrindo um rápido parêntesis - a aula desses professores é extraordinária. O nível de dinamismo, engajamento, objetividade e capacidade de ensino é algo que eu nunca havia visto em nenhuma outra aula na vida.
5. Artigo sobre o futuro de Search Funds
Nesse artigo, o prof. AJ Wasserstein, de Yale, discute o futuro dos Search Funds sob seis perspectivas: crescimento do mercado, evoluções e customizações de modelos tradicionais, diversidade de perfis de empreendedores (incluindo aqueles sem MBA), expectativas de retornos, papel dos investidores e cultura do ecossistema. Para quem preferir escutar Podcast, o Prof. também participou de uma entrevista no ETA Insider Podcast.
Para concluir, semana passada saiu um artigo no Financial Times discutindo a preferência dos recém graduados nos MBAs por Search Funds. Embora não seja novidade, é mais um exemplo de que o modelo está ganhando cada vez mais tração globalmente.
No Brasil, estamos em um momento de inflexão! O interesse de talentos e o apetite dos investidores cresceram exponencialmente nos últimos meses, criando uma oportunidade única.
Se seu objetivo é se tornar um Searcher, estou à disposição para compartilhar materiais adicionais, com foco na operação. Se seu interesse é investir nesta classe de ativos, fique à vontade para me enviar uma mensagem — dependendo do seu interesse no segmento, tamanho de investimento, disponibilidade de tempo e sofisticação no processo de investimento (análise, construção de portfólio, diversificação etc.), há diversas maneiras de obter a exposição e os níveis adequados de risco-retorno.
Grande abraço!
Gustavo Vaz
Linkedin
Obs. Se você conhecer alguém interessado nessa classe de ativos, sinta-se à vontade para encaminhar este material e recomendar a newsletter!
Excelente artigo, @Gustavo! Obrigado por compartilhar seu conhecimento no tema.
Parabéns e muito obrigado!